Perfil do escritório

arrow leftA gmp é um dos poucos escritórios a adotar em seus projetos uma postura abrangente e responsável, que engloba desde o esboço da ideia e sua realização, até o design de interiores.arrow right


A Sociedade de Arquitetos gmp foi fundada em 1965 por Meinhard von Gerkan e Volkwin Marg. A empresa tem presentemente, quatro parceiros adicionais, um parceiro na China e onze parceiros associados. Com mais de 500 funcionários, distribuídos por doze escritórios, a gmp exerce atividade não só na Alemanha, como também no exterior. Nos últimos 50 anos, Meinhard von Gerkan, Volkwin Marg e seus parceiros projetaram e construíram em quase todas as grandes cidades da Alemanha.

A abordagem arquitetônica da empresa é caracterizada pelos critérios vitruvianos de solidez, utilidade e beleza. A arquitetura pode justificadamente ser chamada de sustentável no sentido de durabilidade, isto é, quando considera tanto as condições climáticas quanto o material adequado para sua realização e quando  o edifício é concebido da forma mais natural possível com um ambiente envolvente para a diversas atividades existenciais do ser humano. Além desta exigência, a empresa realiza os seus projetos em diferentes esferas culturais, respeitando naturalmente as diretrizes já certificadas e trabalhando em acordo com os clientes.

Seus projetos abrangem desde casas residenciais, hotéis, museus, teatros, salas de concertos, prédios administrativos, centros comerciais e hospitais até edifícios destinados a pesquisas, esportes e educação, assim como edificações para a área de transporte, plantas industriais e planejamento urbano. A gmp se tornou conhecida principalmente pela sua arquitetura de aeroportos: em 1975 o aeroporto Berlim-Tegel foi inaugurado como aeroporto drive-in. Essa concepção inovadora também foi aperfeiçoada para as áreas de embarque e desembarque dos aeroportos de Stuttgart e Hamburgo.

A gmp ganhou mais de 380 prêmios em concursos nacionais e internacionais, nos quais ficou em primeiro lugar, para além de inúmeras premiações pelos seus projetos exemplares de arquitetura. Até hoje, a gmp realizou mais de 410 obras. Projetos atuais incluem Kulturpalast Dresden, Kunsthalle Mannheim e o estádio Bernabéu do clube de futebol espanhol Real Madrid. Com seus estudos de design urbano para a HafenCity Hamburg e vários projetos de design urbano na China, incluindo Lingang New City para 800.000 habitantes, os arquitetos de von Gerkan, Marg und Partner demonstraram também a sua competência nesta área.

Atualmente, o envolvimento atual da gmp fora da Alemanha inclui projetos na Suíça, Áustria, Polônia, China, Índia, Vietname, Coréia do Sul, Brasil, Itália, Espanha, Rússia, Qatar,  Irão, Paquistão e Luxemburgo.