China, Lingang New City 

Museu Marítimo

arrowImagesarrow

Parecer 2005
Concepção Meinhard von Gerkan
Parceiros Nikolaus Goetze
Gerentes de projeto Klaus Lenz, Marcus Tanzen
Equipe de concepção Richard Sprenger, Elena Melnikova, Ben Grope, Markus Carlsen
Equipe de execução Richard Sprenger, Eazy Lin, Jens Reichert, Birgit Föllmer, Udo Meyer
Engenharia estrutural Werner Sobek
Parceiro na China SIADR
Cliente Shanghai Harbour City Investment Co.
Área total 46.400 m²
Período de construção 2006-2009

 

Photographers:

gmp Architekten / Julia Ackermann

Hans-Georg Esch

www.hgesch.de

Jan Siefke

www.jansiefke.de

O primeiro Museu Marítimo da China está localizado às margens de um lago artificial de 5 km² criado a partir do aproveitamento da água do mar. O Museu de 46.400 m², que pretende abrigar uma exposição sobre a história naval chinesa, se encontra a cerca de 60 km ao sul de Xangai e no centro da Lingang New City, a cidade inteiramente projetada em 2002 por Meinhard von Gerkan.

Duas alas de quatro andares, dispostas paralelamente em perfeita simetria, definem a planta original e a composição funcional do museu. Nas faces voltadas para a terra e para o lago, amplas escadarias conduzem até uma base correspondente à altura de um pavimento, no qual repousa todo o complexo do museu. Essa base contém todas as funções essenciais para o funcionamento de um museu moderno. A geometria retangular da fachada, das arcadas e "vigas suspensas", todas revestidas em granito cinza claro, literalmente ancora o museu à margem do lago.

A analogia a um barco ancorado no porto é retomada através da linguagem da forma abstrata de duas "velas" situadas quase no centro do complexo do museu. As duas construções, em forma de concha, com 58 metros de altura permanecem "encostadas" uma a outra. Essa obra-prima da engenharia permite que as duas "velas" arqueadas se toquem em apenas um único ponto a 40 metros de altura, estando apoiadas, cada uma, em apenas dois pontos na base. O espaço entre as duas "velas" é revestido por uma fachada de vidro baseada em uma estrutura de rede de cabos pré-tensionados, formando uma gigantesca rede de pesca. A enorme altura da edificação permite expor as antigas embarcações a vela chinesas, conhecidas como juncos, inteiramente montadas.

Na topografia da plana região costeira, a expressiva silhueta do Museu Marítimo já se tornou um símbolo inconfundível da Lingang New City.