China, Qingdao 

Qingdao Grand Theater

arrowImagesarrow

Concurso internacional 2004 – 1º lugar
Concepção
Meinhard von Gerkan e Stephan Schütz com Nicolas Pomränke
Equipe
Clemens Kampermann, Li Ling, Annette Löber, Lin Wei, Thomas Krämer, Johannes Erdmann, Kian Lian, Gerd Meyer, Helga Reimund, Chongsong Dong, Xin Meng, Jochen Sültrup Sophie v. Mansberg
Cliente
Qingdao Conson Industrial Corporation
Período de construção
2005–2010
Área do terreno total
60.000 m²
Ópera
1.600 assentos
Sala multifuncional e de espetáculos
1.200 assentos
Sala multifuncional
400 assentos
Centro de mídia
Hotel
Centro de conferências

 

Photographers:

Christian Gahl

www.christiangahl.com

O Qingdao Grand Theater está localizado na parte leste da cidade entre uma baía do Mar Amarelo e as montanhas de Laoshan, 1.000 metros acima do nível do mar. Graças à localização próximo ao mar, as montanhas do Laoshan são quase sempre envolvidas por nuvens, criando uma atmosfera especial. A linguagem da forma da edificação representa uma clara referência à paisagem encantadora. O conjunto de montanhas e a leveza das nuvens determinam a aparência da Ópera, que surge da paisagem como uma montanha trazendo uma cobertura em forma de nuvem que parece flutuar sobre as quatro edificações. Os terraços elevados no parque adjacente lembram um platô de montanhas e se encontram voltados tanto para o mar quanto para as montanhas. Além da Ópera, o Qingdao Grand Theater abriga ainda uma sala multifuncional e de espetáculos, bem como um centro de mídia e um hotel.

A própria Ópera oferece uma vista direta para a costa. O acesso do público ao auditório pode ser feito através de dois níveis: o nível inferior oferece serviços de guarda-roupa e abriga as entradas para as fileiras inferiores enquanto o nível superior, situado acima do hall principal, proporciona, com sua ampla fachada de vidro, uma visão para o terraço, o parque o e Mar Amarelo. As paredes e o piso do hall foram revestidos com pedras naturais do local, ressaltando ainda mais a afinidade da edificação com as montanhas.

As áreas do palco e dos bastidores foram equipadas levando-se em conta os mais altos padrões internacionais. Essas áreas foram concebidas de forma tão versátil, que possibilitam a realização dos mais diversos eventos, sejam eles óperas, musicais, balé ou espetáculos acrobáticos. As fileiras inferiores e os dois balcões superiores oferecem uma visão excelente a todos os espectadores.